Prefeito de Orlando decreta estado de emergência em preparação para a chegada do furacão Milton.
- Rodrigo Costa
- 8 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Tormenta se intensificou para uma categoria 5 sobre o Golfo do México, que atingiu temperaturas recordes
O prefeito de Orlando, Buddy Dyer, declarou estado de emergência nesta segunda-feira (7) em antecipação à chegada do furacão Milton na Flórida.
“O Centro de Operações de Emergência da cidade passará para uma Ativação de Nível 2 amanhã, terça-feira, 8 de outubro, às 10h (no horário local) e espera passar para uma Ativação Completa de Nível 1 na quarta-feira, 9 de outubro, às 12h”, afirmou em um comunicado de seu gabinete, após uma entrevista coletiva.
A cidade também está oferecendo sacos de areia — até 10 por domicílio — no Camping World Stadium nesta segunda e terça-feira, acrescentou o comunicado.
Orlando é a sede de Orange County, um dos muitos condados sob ordem de uma declaração de emergência do governador da Flórida, Ron DeSantis.
As autoridades em Tampa estão pedindo aos moradores que deixem a área rapidamente nesta segunda-feira (7), enquanto o furacão Milton se aproxima da costa da Flórida.
“Escutem, saiam o mais rápido que puderem. Não esperem”, disse a prefeita de Tampa, Jane Castor, em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira.
Castor disse que espera que os moradores sigam as ordens de retirada — durante o furacão Helene, muitos ficaram em casa e esperaram para ligar para o 911 até que a tempestade os prendesse, disse ela.
“Este será um evento como nenhum outro”, disse Castor. “Helene foi principalmente um evento aquático para nós. Isso será vento, água, tempestade, chuva, o que você quiser. Vai trazer tudo para a nossa comunidade.”
O chefe de polícia de Tampa, Lee Bercaw, juntou-se ao apelo da prefeito aos moradores, observando que os primeiros socorristas podem não conseguir alcançá-los.
“Se vocês ficarem em uma zona de retirada, não posso prometer que estarão seguros. E não posso prometer que vou enviar meus policiais e colocar suas vidas em risco durante o pico da tempestade. “Vocês devem se retirar agora”, disse Bercaw.
Parte da população de Tampa já começou a evacuar a cidade. Longos trechos de trânsito foram registrados nesta segunda na Interstate 75, rodovia que vai para o norte do estado. As equipes também estão apressadas para limpar os destroços deixados por Helene.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Espera-se que ele cresça em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.
Um dos motivos para Milton ter se fortalecido tão rápido é o seu pequeno olho do furacão, considerado um "olho de alfinete", semelhante ao de Wilma, disse o pesquisador de furacões da Universidade Estadual do Colorado, Phil Klotzbach.
O furacão provavelmente passará por um ciclo de substituição da parede do olho, um processo natural que forma um novo olho e aumenta o tamanho da tempestade, mas enfraquece a velocidade dos ventos, explicou Klotzbach.
O Golfo do México está excepcionalmente quente no momento, então "o combustível está lá", e Milton provavelmente passou por uma área de calor extra que o intensificou ainda mais, disse a cientista de furacões da Universidade de Albany, Kristen Corbosiero.
A previsão é que a tormenta chegue à costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9). O olho do furacão pode chegar em qualquer lugar da costa da Flórida: de Cedar Key, ao norte, à Naples, ao sul, incluindo possivelmente as áreas de Tampa ou Ft. Myers.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.
Comentários